Fechar
Página inicial Vitrine Tecnológica SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM TEMPO REAL BASEADO EM INTERNET DAS COISAS

SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM TEMPO REAL BASEADO EM INTERNET DAS COISAS

Acessos: 224

IDENTIFICADOR: 363 | DATA: 22-07-2021

 

SETOR ECONÔMICO:

Agronegócio

Software e Tecnologia da Informação

 

PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Falta de automatização em maquinários agrícolas e propriedade rurais.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

A invenção refere-se a um sistema eletrônico embarcado modular para máquinas agrícolas, capaz de coletar dados sobre o funcionamento do conjunto motomecanizado por meio de sensores específicos para cada parâmetro, de exibir informações para o operador do maquinário em tempo real e de trocar informações com o gestor da propriedade rural. Refere-se também à infraestrutura de uma rede sem fio capaz de integrar o maquinário agrícola à sede da propriedade rural e a um servidor remoto.

 

VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

Dentre as vantagens do sistema proposto, destacam-se o controle que o operador exerce sobre o maquinário, por visualizar seu funcionamento; o conforto, por ter em mãos as variáveis necessárias referentes ao maquinário; e o poder de gestão do proprietário, por visualizar todos os processos em execução na propriedade, podendo estar em qualquer lugar do mundo com conexão à Internet.

 

POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

A invenção é aplicável em tratores novos, antigos ou de baixo custo que não possuem quaisquer sistemas de monitoramento. Assim, o sistema proposto independe de tecnologias pré-existentes no maquinário agrícola. Considera ainda a possibilidade de não haver qualquer tipo de rede de telecomunicações nas propriedades rurais.

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Pedido de patente em andamento no INPI.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY - UFSJ

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 10 2020 009977 9

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.